segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Comunicação, linguagem, moda e suas particularidades

                                                                                                                            Por: Márlon Diego de Oliveira
                                                                                     Kamilla Rogge
                                                                                                                                      Clarissa Viana de Andrade

                                                                                                                                                   
         

           Quando refletimos sobre a comunicação, em primeira instância, somos induzidos a limitá-la ao âmbito da linguagem falada e da linguagem escrita. Contudo, a comunicação não se restringe a essas esferas. Logo, ela transcende as formas de interação verbal e está presente nos mais diversos setores da vida social.
          Ao realizar uma análise sobre a interligação existente entre a comunicação, a linguagem e a moda, percebe-se que esta também utiliza a comunicação não verbal a fim de que se possa compreender em totalidade a sua aplicação, isto é, a moda, através da indumentária, também pode ser considerada uma forma de linguagem, pois transmite precisas informações acerca dos indivíduos inseridos em um contexto social.  Dessa forma, a moda e a vestimenta são usadas com o intuito de atribuir sentido ao mundo, as coisas e às pessoas que o integram, fato que, segundo Barnard, as estabelece como fenômeno comunicativo e dá forma a um sistema estruturado de significado.
          O uso de vestimentas é fundamental por três razões: proteção (a fim de proteger-se de agressões do meio), pudor (bastante ligado a questões religiosas) e adorno (motivo mais instigante pelo qual podemos fazer uma pesquisa a respeito dessa temática, visto que há uma enorme complexidade na efetuação do simples ato de se vestir). Ainda no que concerne ao uso de vestimentas como adorno, alguns fatos merecem ser ressaltados: ao vestir o corpo, o indivíduo produz significação e, as roupas utilizadas também são uma forma de se comunicar; quando há o processo de ornamentação do corpo, além de haver um ato comunicacional, também há a representação de valores sociais, já que o corpo “ganha existência” por meio de uma fabricação social.
          Antes de iniciar qualquer tipo de conversação, as pessoas já se comunicam, ou seja, através do vestuário, as pessoas podem transmitir às outras informações como: estado de humor, classe social, ideologia política, desejos sexuais, entre outros. Por isso, é necessário considerar que o “idioma” das roupas está em constante mutação e, além disso, as novas ideias e fenômenos sociais necessitam de novas palavras e novos estilos para expressá-los. 
          Então, se existe um “idioma” para as roupas, é fundamental a existência de um “vocabulário” e uma “gramática” capaz de interpretá-lo. Assim como a língua falada, a linguagem da roupa possui uma enorme diversidade cultural e geográfica, a partir dos mais variados dialetos e sotaques, e também dos tons imprimidos pelos indivíduos em seu discurso.
          Independentemente da forma ou tipo de linguagem, a moda sempre terá ao seu dispor um sistema de organização peculiar, uma codificação semelhante ao alfabeto para a realização da troca de mensagens. Por sua vez, este “idioma” não se forma apenas com roupas. Acessórios como estilo de cabelo, piercings, tatuagens, maquiagem e decoração também estão imersos nessa forma de significação. Após a elaboração da linguagem da moda, as peças inclusas neste adquirem uma significação própria em um conjunto de pessoas, e dão forma ao discurso da indumentária.
          A partir da formação desse idioma, a transmissão de mensagens se dá a partir de uma peça de roupa, acessórios, adereços, entre outros, escolhidos de modo que traga uma sensação de compartilhamento de ideologias, estado de ânimo, etc., por parte de quem as emite e, estas pessoas somente serão “bem-sucedidas” nesta missão caso o receptor consiga compreender o conteúdo inerente a estas. Portanto, apenas neste caso o processo comunicativo obterá êxito.
          Quando se examina a relação existente entre linguagem e comunicação, infere-se que a moda incorpora de significado à sociedade contemporânea e, com isso, produz uma ligação entre sujeito-imagem-moda, que tem o consumo como meio de ligação entre ambos. Portanto, o consumo passou a ser um modo de identificação para o sujeito absorto em um mundo repleto de imagens e envolvido pela moda. Desse modo, quando optamos pela compra ou utilização de uma roupa, estamos tentando nos descrever e nos definir, por isso, escolhemos as peças com a intenção de mostrar quem somos ou tentamos ser no determinado instante.
         Portanto, com o objetivo de assimilar o constante desejo de compreensão mútua proveniente dos indivíduos em uma sociedade, é de suma importância apreender a estreita relação entre comunicação, linguagem e moda nos dias atuais. 

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